quarta-feira, 3 de outubro de 2012

5 dicas de estudo para o Enem 2012

Prezados leitores e visitantes, nas minhas últimas postagens tenho dedicado especial atenção ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012. E não poderia ser diferente. Em primeiro lugar, porque estamos a exatos 30 dias das provas. Em segundo, porque todos os futuros candidatos a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) devem obrigatoriamente prestar o exame, pois este consiste no critério único para seleção dos bolsistas.

Hoje apresentarei cinco dicas que julgo serem valiosas para os estudantes que estão nesta reta final de preparação para o Enem 2012. As informações e dicas foram retiradas de excelente matéria publicada no site G1, vale a pena clicar neste link e dar uma olhada na notícia completa. 

Segue abaixo as orientações.

  1. Treine a leitura: Numa prova tão extensa e contextualizada como a do Enem, trabalhar a leitura traz duas ótimas vantagens para o candidato. A primeira é a capacidade de manter a concentração durante muitas horas lendo questões enormes. O segundo benefício é ficar por dentro dos principais temas da atualidade, que seguramente serão cobradas em muitas questões e também na redação.
  2. Mantenha o ritmo dos estudos: A dica aqui é criar, desde hoje, um cronograma determinando quantas e quais horas destes últimos 30 dias serão dedicadas para os estudos para o Enem. Procure não separar mais tempo do que tem disponível, pois  é fundamental seguir com disciplina e determinação o cronograma que você elaborou. 
  3. Pratique com provas anteriores: Na minha opinião esta é a principal de todas as dicas. Pois praticando provas anteriores você se familiariza e se acostuma com as características das questões. Também define uma estratégia de como será a ordem de resolução das matérias e quanto gastará em cada uma delas. Simulados também são uma ótima alternativa!
  4. Faça um plano de estudos: Agora que estamos na reta final dos estudos, não vale a pena procurar fazer resumos ou buscar novos conteúdos. O mais interessante neste momento é seguir a dica número 3 e detectar os assuntos que tem maior dificuldade, para a partir daí buscar reforçar os estudos nestes pontos.
  5. Faça duas redações por semana: "O estudante deve treinar seus conhecimentos nos simulados e provas anteriores e deve ainda fazer pelo menos duas redações por semana. É importante que ele mantenha esta prática até o dia da prova. Peça para algum professor corrigir. Trabalhe temas sociais e da atualidade, como as condições climáticas, a Rio+20, a questão Palestina, o crescimento econômico da China, entre outros."  
Vale lembrar a vocês candidatos que a prova do Enem será aplicada em dois dias, 3 e 4 de novembro. No primeiro dia os estudantes terão 4 horas e meia para responder as questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, serão resolvidas as questões de Matemática e as de Códigos e linguagens, além da Redação, em 5 horas e meia.

Por hoje é só pessoal, essa semana ainda publicarei mais um artigo sobre o Enem. Bom estudo a todos e até  breve!


Notícias relacionadas:


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será aceito e publicado. Obrigado pela visita!