domingo, 15 de julho de 2012

Calendário do segundo Prouni de 2012

Olá leitores, a postagem de hoje será mais uma vez a respeito do processo seletivo do Prouni 2012 para concessão de bolsas para o segundo semestre. Como já devem saber o processo de seleção está em andamento, e muitas dúvidas surgem com relação as datas e quantidade de chamadas. Pensando nisso resolvi escrever esta matéria que explicará rapidamente como ocorre a seleção dos candidatos, além de criar um calendário, que segue abaixo do texto, com as datas dos principais eventos desta edição do Prouni.

Primeiramente devemos saber que a seleção dos bolsistas é feita com base nas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, neste caso valem as notas do Enem 2011. A partir disso é aberto um período de inscrições, em que os estudantes podem se inscrever em até duas opções de cursos, pela internet, através do sistema do Prouni (SisProuni). Encerrado o período de inscrições será realizada a primeira chamada, em que os candidatos melhores posicionados de acordo com as notas do Enem serão convocados para confirmação das informações e realização da matrícula, dentro de um determinado prazo.  Passado esse momento ainda restarão bolsas desocupadas, de forma que o programa realiza uma segunda chamada, seguindo a ordem de posição dos candidatos, para que também confirmem dados de renda e se matriculem na instituição. Ao mesmo tempo em que realiza a segunda chamada o Prouni abre o prazo para que os estudantes que não foram convocados em nenhuma das chamadas confirmem interesse em participar da lista de espera, pois em caso de sobra de bolsas remanescentes tais candidatos podem continuar na disputa. Vale ainda lembrar que as chamadas da lista de espera não tem data pré-marcada e são de responsabilidade de cada faculdade, de forma que o concorrente deve ficar atento e sempre buscar se informar a respeito, para não correr o risco de ser convocado e perder a bolsa.


Veja ao lado o cronograma desta segunda edição do Prouni 2012, com base nas informações concedidas pelo próprio site do programa.


Como podemos observar, está prevista para esta semana a segunda chamada, marcada para sexta-feira (20). Fique atento que divulgaremos aqui a lista com os convocados. Desde já desejo boa sorte a quem está na disputa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será aceito e publicado. Obrigado pela visita!