domingo, 24 de junho de 2012

Prazo de inscrições para a 2ª edição do Prouni 2012 se aproxima


Tenho notado neste mês de junho, especialmente nesta última semana, que tem crescido muito a busca por informações a respeito do período de inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2012.2, que concede bolsas de estudo para candidatos que ingressão em instituições particulares no segundo semestre.

Quando inicia o prazo de inscrições para o Prouni do segundo semestre? Como e onde devo fazer minha inscrição? Estas dúvidas são as mais recorrentes entre os interessados em participar do programa e me motivaram a escrever essa postagem para esclarecer algumas questões.

Primeiramente o estudante deve entender que essa incerteza com relação ao calendário do programa é normal e ocorre, em minha opinião, porque o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Prouni, geralmente divulga o cronograma as vésperas, ou seja, dias antes da abertura do prazo de inscrições. Dessa maneira, quem busca por informações com antecedência não encontra nada e fica “naquela” expectativa.

O que vocês devem saber, caros leitores, é que o Prouni abre inscrições duas vezes ao ano, uma para selecionar bolsistas para o primeiro semestre, normalmente realizada em janeiro, e outra para concessão de bolsas para o segundo semestre, comumente realizada no mês junho. Além disso, o prazo de inscrições do programa sempre inicia após o término das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos para vagas em universidades públicas.

Como as inscrições para o Sisu 2012/2 foram encerradas na última sexta-feira (22/06), podemos afirmar com segurança que o MEC divulgará nos próximos dias a data da abertura de inscrições da segunda edição do Prouni deste ano, que deve ocorrer no inicio de julho. Vale lembrar que a participação do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 é pré-requisito obrigatório para inscrição no programa.

Para exemplificar vejamos as datas do Prouni do meio do ano passado, em que a etapa de inscrições foi de 20 a 24 de junho, e posteriormente foram divulgadas três chamadas, respectivamente nos dias 27 de junho, 12 de julho e 25 de julho.

Portanto, os interessados em concorrer às bolsas ofertadas para este segundo semestre devem ficar atentos nesta próxima semana e visitar diariamente os seguintes sites, para saber sobre todas as datas oficias do Prouni 2012/2:
  1.  siteprouni.mec.gov.br – página oficial do Prouni;
  2.  portal.mec.gov.br – página oficial do Ministério da Edução;
  3.  prouni2012.com – site com informações a respeito do programa.

Obviamente também divulgarei o calendário com todas as datas importantes do Prouni 2º/2012 aqui no Guia ProUni. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em breve seu comentário será aceito e publicado. Obrigado pela visita!